sábado, 23 de julho de 2011

TOURADAS! - A minha opinião


A tourada é um espectáculo (não espectacular) tradicional de Portugal, Espanha e França e também bastante comum em alguns países da América Latina: México, Colômbia, Perú, Venezuela e Guatemala.
O Mundo muda. As gerações mudam. As pessoas mudam. Isto, de forma muito generalizada.  A forma como o Homem caçava para se alimentar mudou. A forma como o Homem se vestia mudou (tantas e tantas vezes e ainda hoje está sempre em constante renovação). As actividades do Homem mudaram. A mentalidade do Homem mudou. Nem tudo o que outrora fora um hábito o continua a ser hoje.
Já existiu uma era em que só havia reis. Agora poucos há. Já existiu uma época em que reis, nobres e alta burguesia se enfartavam até mais não e faziam necessidades algures para poderem voltar a encher a ‘pança’.  Já houve pessoas a serem enforcadas, rodeadas por montes de gente que gritava e aplaudia de alegria por ver acontecer aquele acto que, muitas vezes, se incidiu sobre inocentes. Já houve ditadura neste país! Ninguém podia dar a sua verdadeira opinião sobre o Estado porque poderia haver algum ‘chibo’ a mando de Salazar que andasse disfarçado (tal como os civis da polícia) e, se o comentário fosse negativo poderia custar uma série de vergastadas no corpo e muitas outras coisas... No dia 25 de Abril de 1974, tal como toda a gente sabe, acabou-se aquilo que para uns era bom e para muitos outros era mau. Actualmente há liberdade a mais e, ao mesmo tempo, não há liberdade nenhuma porque facilmente um magnata qualquer põe um processo sobre uma pessoa que, coitada, tenha tido a infelicidade de mal-dizer desse Senhor Doutor e que tenha “ferido danos morais”.
Com tudo isto, parecendo ou não que estou a fugir ao tema, só quero alertar para uma coisa. A vida não é imutável. Muita coisa muda e, como tal, há tradições que já deixaram de existir. Algumas delas até que nem deveriam ter-se extinguido. Mas há outras que, não podemos ser como os cavalos (sem ofensa alguma), ou seja, não podemos pôr umas palas nos olhos e ver só numa direcção. Temos que ver tudo. E tudo é:
A vida não é só feita de tradições.
As tradições são uma importante referência de tudo aquilo que caracteriza uma sociedade.
Porém, há coisas que, conforme mudam os tempos, vão-se tendo novas formas de avaliar situações iguais e, deste modo, há algumas ideias que vão mudando com o tempo.
Então, vejamos, as touradas são uma enorme tradição, sim senhor. É uma práctica muito adorada e defendida por muita gente mas também, pelo contrário, muito criticada negativamente por outros.
Eis as minhas críticas. Não gosto que matem os animais ou que os golpeiem fazendo-os sofrer por pura vaidade! Porque é o que aquilo é. A tourada pretende dignificar os toureadores e os cavalos mostrando a sua valentia e coragem. Mas qual quê? Então e irem por-se à frente de uns tigres ou de uns leões ou outro animal igualmente perigoso e poderoso? Sem armas! Digam-me “Tu também comes carne, também matam os animais e às vezes nalguns sítios de formas muito cruéis.” Eu respondo “Comer é uma coisa. Os animais comem-se todos uns aos outros, trata-se de uma cadeia alimentar. É uma coisa completamente normal. Lá por termos mais inteligência e sermos racionais não faz com que não sejamos um animal que se alimenta de outros como todos os outros fazem! Agora, andar a ferir os animais para mostrar valentia e coragem? Por prazer de ver tal espectáculo fazendo o animal sofrer? Isso não! E eu sei que há outros sítios onde matam muito mais cruelmente animais para nada, mas eu também não disse que concordava com isso!”
Há um outro aspecto que faz algumas ou muitas pessoas (não sei) defenderem a arte tauromáquica, que é o facto de ser devido a esta práctica que ainda se mantém viva a espécie dos touros... Minha gente, preferiam que vos dessem muitas colherzinhas de fermento para crescerem e depois serem açoitados? Aliás, há uns anos, eu mudaria o fim desta frase para “e depois serem mortos num espectáculo cheio de gente hipócrita ou burra a bater palmas?” Eu, muito sinceramente, peço desculpa se firo os sentimentos de alguém por dizer estas coisas. Sei que muita gente não tem esta adoração pelas touradas por mal, mas tenham dó, parem para pensar realmente em tudo o que cá está envolvido. Guardem as fotografias, os vídeos, peças e objectos relacionados com as touradas e acabem lá com isto! Terão sempre memórias desta tradição e poderão mostrá-la a toda a gente. Contudo, mostrem evolução. Já não há lugar para gastos nesta práctica que de nada serve ao nosso povo.  Façam um ou mais museus. Guardem tudo, mas não mantenham esta práctica. Antes acabar a espécie, de que viver sem fundamento nenhum, sem ser livre. É a minha opinião mais sincera. Deixem a vossa também.

3 comentários:

  1. Cristiana, Gostei Da Tua Opinião, Apesar de Não Concordar Inteiramente Com Ela.
    Não Preciso de Voltar a Dar a Minha Opinião Sobre Isso, Porque Já Sabes o Que Penso, Mas Respeito a Tua Opinião!

    Nuno

    ResponderEliminar
  2. As touradas são uma monstruosidade e não fazem sentido numa sociedade com certos niveis de evolução como é a nossa. Se ao longo dos anos se foram acabando com as "tradições" de castigar as pessoas com a morte em praça publica, porquê continuar a fazê-lo com os animais que não têm culpa nenhuma.

    PS: Gosto do teu poder de argumentação. A sério, é muito bom!!

    ResponderEliminar
  3. Este é daqueles tópicos que tenho mesmo de comentar, porque sinto que é um tema bastante pessoal para mim. Eu cresci rodeada de pessoas que encaravam a tourada como uma tradição e por isso via frequentemente quando dava na televisão e lembro-me até que cheguei a encarar a tauromaquia como uma arte. É estranho, mas eu cresci a gostar de ver, porque quando era mais pequena nunca encarei a tourada como um espectáculo cruel em que os animais são torturados com aplausos e vivas, mas sim como a tal tradição. Agora a minha opinião é bastante diferente, custa-me bastante ver aquilo precisamente porque consigo perceber o sofrimento dos animais; ás vezes dou por mim a pensar "vai touro!" na parte da pega.
    Acho que deviam reduzir drasticamente as transmissões de tourada na televisão e talvez até eliminá-la. Tal como disseste, as tradições quebram-se, criam-se novas e esta podia perfeitamente mudar. Podia resumir-se apenas a pequenas reuniões de corajosos que quisessem brincar um pouco com os touros (mais ou menos como as festas de San Fermín em Espanha, tirando os vários acidentes que acontecem)sem os magoar.
    Definitivamente é algo que se tem que pensar, pois apesar do avanço da nossa sociedade, isto ainda é bastante retrógado.
    Beijinhos e desculpa o testamento,
    Maria :)

    ResponderEliminar