terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que é ler?

Ler é explorar um oceano ou qualquer outro subsistema da Terra. Embora possamos estar parados num sítio e a ler palavras que formam frases e que, por sua vez, formam textos, só isso pode levar-nos a variadas experiências por que talvez nunca venhamos a passar.
É possível aprender com a leitura e conhecer as experiências do escritor ou simplesmente enriquecer a nossa imaginação. O escritor é uma pessoa generosa. Partilha connosco o seu saber, os seus sentimentos, a sua imaginação. É este o poder da leitura. É a partilha e a descoberta de quem somos. Ao lermos vários estilos de histórias na iniciação da leitura na nossa vida, apercebemo-nos do (s) tipo (s) de livro que mais apreciamos ler e, só aí, já tiramos alguma conclusão.

Ler não é apenas ler como quem está no 1º ano a aprender a ler, ou seja, não é apenas ver as palavras e lê-las. Desta forma, não valeria a pena ler. A leitura é ler e compreender. É olhar e ver, não é aquele olhar infinito sem ver nada em concreto.

A leitura proporciona a retenção de todos os movimentos do mar agitado de palavras. É este o seu ser. A leitura deixa-nos um legado importante para o presente e para o futuro, é o material genético de uma história qualquer.

(este texto foi escrito por mim numa composição de um teste de português de 10º ano do ano lectivo que passou)

Sem comentários:

Enviar um comentário